Certificado de Qualidade
ISO 9001
Sistema de Gestão Ambiental
baseado na ISO 14001
sac@grupodb.com.br
Entre em contato conosco

Como Organizar a Sua Obra

Como Organizar Sua Obra

Não é nada fácil começar uma obra do zero. Se esquecermos alguma das etapas, o trabalho todo será prejudicado. Portanto, é preciso organização e muito planejamento. Pois bem, se você quer saber como organizar sua obra, dê uma olhada nas dicas que separamos pra você.

PLANEJAMENTO
Será muito útil se você fizer um desenho, ou melhor, um “esboço” do seu terreno e do local da obra. Determine áreas para entrada e saída, descarregamento, armazenamento e estocagem de material. Esse “desenho” vai auxiliar no seu fluxo de trabalho e organizará a logística e potencializará a produção.

REGULAMENTAÇÃO
Identifique a área para a construção e atente para as normas NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e NBR 1367 – Áreas de Vivência em Canteiros de Obras. Verifique antes se o canteiro de obras está de acordo com as regulamentações. Fique atento também para as instalações de hidráulicas (água/esgoto) e elétrica.

ORGANIZAÇÃO
Mantenha sempre o trânsito livre de materiais, e equipamentos que possam atrapalhar a passagem ou causar acidentes. Portanto, fique atento também à logística de armazenamento dos materiais, equipamentos e máquinas.  Limpeza e organização também são itens imprescindíveis para que tudo flua bem na sua obra.

Sabemos que não existem regras quando se fala em obra mas algumas dicas sempre facilitam a organização ou mesmo dão a chamada “luz no fim do túnel” para quem está começando ou então se perdeu no meio do caminho.