Certificado de Qualidade
ISO 9001
Sistema de Gestão Ambiental
baseado na ISO 14001
sac@grupodb.com.br
Entre em contato conosco

Empresa

Conheça nossa empresa.

Fundada em 1918

Somos uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola.

Certificados de Qualidade com ISO 9001

Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismos de gestão e produção.

Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001

Utilizamos técnicas de mineração que contemplam a sua demanda de produção e as ações de recuperação das áreas mineradas.

Responsabilidade Social

Participamos ativamente do ambiente social e comunitário e desta forma apoiamos programas e projetos sociais direcionados à melhoria da qualidade de vida da comunidade e das regiões onde atuamos.

 

Conheça nossa História

Fundada em 1918, a Dagoberto Barcellos S.A. é uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola. Seu parque industrial abriga três fábricas de calcário com capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas/ano, uma moderna fábrica de cal para construção com capacidade de produção anual de 160 mil toneladas, uma fábrica de argamassa com capacidade de produção anual de 120 mil toneladas e uma fábrica de fertilizantes de última geração.

Hoje, a empresa detém 70% do mercado gaúcho de cal e 30% do mercado de calcário. A qualidade dos produtos DB é atestada pela certificação ISO 9001 e diariamente monitorada através de análises de amostras dos produtos, em laboratório próprio. A Dagoberto Barcellos gera mais de 1500 empregos diretos e indiretos e está constantemente investindo em novas tecnologias e na qualificação de seus colaboradores, como forma de manter-se sempre à frente no atendimento das necessidades do mercado.

Dagoberto Fontoura de Barcellos adquire no final de 1917, no município de Caçapava do Sul, uma gleba de terras, com área de 823 hectares, contendo em seu solo, ricas jazidas de pedra calcária.

Em abril de 1918, estimulado por seu espírito voltado para o setor industrial e impulsionado pela riqueza do solo que adquirira, Dagoberto inicia a exploração das jazidas, sob a forma de empresa individual. Surge então, em Caçapava do Sul, uma das primeiras organizações industriais, no ramo da mineração de pedra calcária e fabricação de cal virgem para construção.

Em 1952, Dagoberto Constitui uma organização empresarial em nome coletivo, sob a razão social de Dagoberto F. de Barcellos & Cia. Ltda tendo por finalidade agilizar a mineração e industrialização da pedra calcária e cal virgem.

Motivada pela necessidade do uso de corretivos que o solo passou a exigir, a empresa diversifica sua produção, e em 1958 amplia suas instalações industriais e monta o primeiro sistema de moagem de calcário.

Inicia em fins de 1977, a implantação da fábrica de cal virgem e hidratada, para atender as exigências da indústria da construção civil.

No ano de 1982 começou a inovação de todo o seu processo produtivo com a instalação de britadores primários de maior eficiência e capacidade, construção de silo graneleiro para estocagem de calcário com capacidade de 22.500 toneladas e montagem de fornos para a queima da cal com capacidade de produzir diariamente 120 toneladas.

Em 1987 foi alterada a razão social para Dagoberto Barcellos S/A.

Em 1997, atendendo a necessidade das grandes construtoras, passou a produzir argamassa industrializada.

Em 1997, Início da implantação do programa 5S, Adesão ao PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e Diploma Qualidade RS (PGQP).

Em 2001 – Normatização da Cal Hidratada CH-II.

Em 2002, Prêmio Qualidade RS/2002 – Medalha de Bronze (PGQP).

Em 2003, a Certificação ISO 9001.

Em janeiro de 2015 implantou o Sistema de Gestão Integrada que contempla a ISO 9001, ISSO 14001 e a OHSAS 18001.

Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001

A gestão ambiental é um atributo fundamental para que a empresa cresça e atenda com responsabilidade os requisitos legais. Neste contexto, a DB utiliza técnicas de mineração que contemplam a sua demanda de produção e as ações de recuperação das áreas mineradas. Um exemplo claro disso é a Mina do Mato Grande, onde há 200 hectares de floresta nativa com rica fauna e flora que convivem em harmonia com a extração sustentável do calcário.

icone capacete

Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional baseado na OHSAS 18001

Utilizamos normas que nos permitem controlar e melhorar o desempenho da saúde e segurança do Trabalho.

Responsabilidade Social

Para que uma organização seja socialmente responsável deve estar sempre atenta e preocupada com a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera respeitando os direitos humanos, investindo na valorização pessoal, na proteção do ambiente e nos valores e princípios éticos da sociedade.

A DB tem a consciência da importância de participar ativamente no ambiente social e comunitário e desta forma apoia programas e projetos sociais direcionados à melhoria da qualidade de vida da comunidade e das regiões onde atua.